Fissuras, trincas e rachaduras
Você reconhece a patologia retratada na imagem ao lado? Provavelmente sim, pois trata-se de problema extremamente comum encontrado na construção civil. É bem provável que em algum ponto da sua própria casa ou apartamento, você encontrará algo semelhante a isso nesse instante.
Mas se é tão comum assim, todos nós deveríamos saber identificar, certo? Então diz aí, qual o nome disso? Seria uma trinca? Fissura? Rachadura?
DIFERENÇAS
Apesar de diferentes, é compreensível a confusão existente entre esses termos no vocabulário popular, pois, de maneira geral, todos são termos designados para identificar patologias encontradas na construção civil e caracterizadas por aberturas que se estendem ao longo de elementos de construção, como, lajes, vigas, pilares ou paredes.
Entretanto, a principal diferença entre esses três conceitos, em termos físicos, é a espessura dessa abertura, sendo que:
FISSURAS
•Aberturas de até 1 mm de espessura;
TRINCAS
•Aberturas de 1 a 3 mm de espessura;
RACHADURAS
•Mais de 3 mm de espessura.
IMPORTANTE
Não basta apenas compreender as distinções entre esses conceitos. Também é essencial compreende-los como possíveis estágios sequenciais. Veja:
Assim como representado no esquema, as fissuras podem sinalizar o inicio de um potencial problema. As fissuras podem se tornar trincas, que além de maiores, são também mais profundas. As trincas, por sua vez, podem evoluir para rachaduras, que são identificadas mais facilmente por poderem permitir a passagem das intempéries para o interior das edificações.
SOLUÇÕES
Para encontrar uma solução para esse tipo de patologia, deve-se primeiramente entender a sua causa. Para isso, é necessária o acionamento de um profissional da engenharia, habilitado pelo CREA, que possa diagnosticar a origem das aberturas, além de propor soluções para a correção do problema.
Quando o ser humano tem alguma enfermidade, ele procura não apenas tratar os sintomas, mas também buscar se curar da doença e prevenir reincidências. Para as edificações funciona da mesma forma, sendo as fissuras, trincas e rachaduras apenas sintomas de algum problema, que deve ser diagnosticado e tratado por profissionais especializados.
PRODUTOS QUE PODEM SER UTILIZADOS
A Dallminas possui produtos para o tratamento de fissuras, trincas e rachaduras que sinalizam problemas de qualquer natureza. Abaixo são listados os materiais da Dallminas com a finalidade de recuperação ou recomposição estrutural.
•Tratamento convencional: O uso de argamassas estruturais, como o Nafufill CR, Xypex Concentrado e Xypex Patch’n Plug são boas alternativas para o preenchimento de fissuras.
•Injeção para selamento: Os produtos MC-Injekt 2033, MC-Injekt 2133 e MC Injekt 2300 NV tem a finalidade de selar fissuras para bloquear a passagem de água e outros agentes.
•Injeção estrutural: Os produtos MC-Injekt 2700 e MC-Injekt 1264 Compact são soluções interessantes para fissuras representativas de problemas estruturais.
•Injeção para impermeabilização por área: O MC-Injekt GL 95TX pode ser utilizado em situações em que a abertura permite a passagem de água e prejudica o uso do local.
Reitera-se a necessidade da orientação de profissional especializado para a seleção da melhor opção para o seu problema. |
MAIS PRODUTOS QUE PODEM SER UTILIZADOS
A Dallminas também oferece alternativas para correção de fissuras e trincas mais simples, não derivadas de problemas estruturais, que tem por finalidade a vedação das aberturas. São elas:
Membrana acrílica altamente flexível, resistente aos raios UV, ideal para cobertura de fissuras e trincas em fachadas ou nas áreas externas das edificações;
•Sto CoatAcryl Plus:
Tinta super premium de alta cobertura, indicada para cobertura de fissuras e trincas de espessura de até 2 mm em superfícies verticais ou horizontais de ambientes internos e externos, incluindo fachadas.
•Sto Flexible Cracker Filler:
Selante de base acrílica destinado ao preenchimento de trincas e fissuras.
O corpo técnico da Dallminas se coloca a disposição para qualquer esclarecimento de dúvidas relativas aos produtos discutidos aqui. |
Referências
•MC-BAUCHEMIE. Sistemas de injeção: Soluções para estanqueidade e reparo de estruturas. 2020. Disponível em <file:///C:/Users/Matheus/Downloads/Folder-Sistemas%20de%20Injec%CC%A7a%CC%83o_2022_WEB.pdf>. Acesso em 15 de junho de 2022.
•STO BRASIL. Veja como impermeabilizar e tratar fissuras. 11 de junho de 2018 Disponível em <https://stobrasil.com.br/blog/2018/06/11/veja-como-impermeabilizar-e-tratar-fissuras/>. Acesso em 15 de junho de 2022.
•MC-BAUCHEMIE. Selamento de fissuras: Os melhores materiais da MC para esse procedimento. 2020. Disponível em <https://www.mc-bauchemie.com.br/mcpedia/selamento-de-fissuras-os-melhores-materiais-da-mc-para-esse-procedimento.html>. Acesso em 15 de junho de 2022.